terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Uso excessivo de internet sobrecarrega o cérebro, diz pesquisa

07 de dezembro de 2010
G1

SÃO PAULO - Pesquisa revela que as pessoas estão ficando sobrecarregadas com informações de computadores, telefones e e-mails. Excessos dificultariam a concentração em uma única tarefa.

Segundo cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, usuários que passam muito tempo na internet podem sofrer do “Distúrbio de Déficit de Atenção”. Ou seja, esses internautas podem perder a habilidade de ler livros e assistir peças de teatro, já que estão acostumados com pequenas quantidades de informação, como os tuítes.

Conforme reportagem do jornal britânico “The Sun”, alguns cientistas dizem que o grande número de conversas instantâneas poderia, inclusive, prejudicar uma área do cérebro chamada “córtex pré-frontal”. Segundo o professor John Sweller, a quantidade de informações que recebemos pela internet pode exceder os limites, o que causaria os problemas de memória.

E-mail

Outra pesquisa mostra que alguns funcionários de escritório são viciados no e-mail. De acordo com os cientistas, receber um e-mail produz um hormônio de bem-estar nas pessoas. Além disso, a maioria dos adultos verifica sua caixa de entrada mais de 30 vezes por hora. A pesquisa é destaque da revista “Esquire” de janeiro. (IP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário