sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Começa o recadastramento obrigatório da meia-passagem em manaus


MANAUS - A Prefeitura de Manaus já está realizando o recadastramento e recebendo novos cadastros para a meia-passagem no transporte coletivo.
Todos os estudantes que se cadastraram em 2009 devem renovar os dados no site www.estudantes.manaus.am.gov.br.
De acordo com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT), o recadastramento é obrigatório para os alunos que usam o Cartão PassaFácil Estudantil e querem manter o benefício em 2010.
O prazo para o recadastramento termina dia 31 de janeiro e quem não renovar as informações pode ter o Cartão suspenso para a compra dos passes estudantis.
O IMTT convoca ainda, dentro do mesmo período, os estudantes que ainda não se cadastraram e vão precisar usar a meia passagem em 2010.
Para ter acesso ao Cartão PassaFácil pela primeira vez, o aluno ou responsável deve se dirigir a um dos 11 postos de Atendimento do Sinetram, apresentando carteira de identidade ou certidão de nascimento e fazer o cadastro.

ESTUDANTE VEJA COMO RECADASTRAR A CARTEIRINHA ESTUDANTIL PARA 2011!


Lembre-se este site não é um site governamental, estou postando aqui com a intenção de ajudar.
Aqui você tem acesso a 1ª Tela do Site do Sinetran do Recadastramento da Carteirinha Estudantil
Clique no link "Clique aqui para fazer seu recadastramento"
Aqui então nessa tela é a maior dúvida
Você tem 02 (duas) opções:
Se você tiver com a sua carteirinha em mãos digite a data do seu nascimento e o número do sua carteirnha - somentenão precisa digitar a senha;
ou se você tiver a senha digite somente ela no campo senha.
Se a resposta for    cartão passafácil informado é inválido, ligue para o número 2123-0880, tire sua dúvida com uma atendente.
Atenção um dos motivos das carteirinhas estarem dando a mensagem no início de cartão passafácil informado é inválido é devido ao preechimento incorreto nos campos NOME, DATA DE NASCIMENTO e NOME DA MÃE, se um desses campos forem preenchidos incorretamnte seu cadadastro poderá dar problemas no futuro, então antes de prosseguir passe o olho na tela para ver se o preenchimento estar correto.
Nessa tela é o cadastro dos cursos, observe que todos os campos tem prenchimento obrigatório, e para cadastrar um novo curso selecione uma das opções disponíveis, lembre-se que você já deverá esta estudando em uma escola ou fazendo algum curso. No campo frequência semanal selecione o número de vezes que você frequenta o curso, e no último campo
SERIE/TURMA/ANO
Observe:
Imagine que você ta fazendo faculdade e esta cursando o 1º período a noite
O preenchimento do campo SERIE/TURMA/ANO ficaria assim 1PERNOT, após isso clique no botão cadastrar curso, uitlize este procedimento para quantos cursos você estiver fazendo, mas lembre-se você so terá direito aos créditos se realmente comprovar que esta fazendo os cursos que esta cadastrando.
Após clicar no botão cadastrar curso, finalize o cadastro clicando no botão finalizar cadastroentão será exibido essa tela com os cursos cadastrados, então confirme.
Após confirmar o seu cadastro sera exibida essa tela com o seu código que também sera sua senha para qualquer eventualidade: tipo essa que coloquei como exemplo MLS2156, que as letras significam o meu nome MARCIO LUIZ SOUSA e o número da minha carteirinha.

Lembre-se este site não é um site governamental, estou postando aqui com a intenção de ajudar.

http://estudantes.manaus.am.gov.br/

Chinesa viciada em internet pede após divórcio divisão de bens virtuais

Uma chinesa viciada em internet – principalmente em jogos online – recorreu à Justiça de Pequim para que seu ex-marido reparta os bens virtuais, como créditos e avatares, que os dois obtiveram juntos.

O ex-marido também sofre de dependência digital. Eles se conheceram em 2008 em um jogo pela internet, se casaram meses depois e em 2010 se separaram porque nenhum deles cuidava da casa. Os dois ficavam conectados o tempo todo.

A mulher alegou ao Tribunal Popular de Shunyi que, por jogar com a senha do então seu marido, parte do dinheiro virtual dele foi ganho por ela.

O Tribunal arquivou o pedido com o argumento de que a lei só prevê bens que tenham “relação com o mundo real”.

Essa não é a primeira vez que a Justiça chinesa tem de ser manifestar sobre bens digitais.

A Associação de Internautas da Juventude Chinesa estima que o país tenha pelo menos 10 milhões de viciados em internet, um pouco menos do que a população da Grande São Paulo.

A China tem 400 centros de tratamento desse tipo de dependência. Em muitos casos, a terapia é feita com violência. Em 2009, um jovem morreu de tanto apanhar.

TJAM determina prosseguimento do concurso da Polícia Civil

30 de dezembro de 2010
Portal Amazônia com informações da assessoria.

MANAUS - A Procuradoria Geral do Estado (PGE) obteve nesta quinta-feira (30) decisão favorável do presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub, referente ao pedido de suspensão da eficácia da sentença judicial que determinou a realização de uma nova prova de digitação no concurso da Polícia Civil.

 De acordo com o Procurador-Geral do Estado, Frânio Lima, o presidente em exercício do TJAM entendeu que o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual não poderia suspender o concurso, visto que a suspensão da liminar, obtida anteriormente pela PGE e que possibilitava a continuidade do certame, permanece em vigor até a decisão definitiva da ação.

Sobre a sentença que anulava a prova de digitação do concurso, o desembargador Domingos Chalub afirma em sua decisão que “... a eficácia da referida sentença está sustada, implicando no prosseguimento do concurso, inclusive nas providências necessárias para sua última ação”.


Arlindo Júnior diz que apresentará documentos sobre convênios para Réveillon

30 de dezembro de 2010
Assessoria.

MANAUS - O diretor-presidente da Fundação Municipal de Turismo (Manaustur), Arlindo Jr,informou nesta quinta-feira (30) que irá ao Ministério Público Estadual (MPE), nesta sexta-feira, para se colocar à disposição da instituição no que se refere a esclarecimentos sobre os contratos e convênios celebrados pela Manaustur com Organizações Não Governamentais (Ongs), com a finalidade de realizar eventos, inclusive o “Réveillon da Cidade”.

Segundo a assessoria," Arlindo apresentará documentação comprobatória da lisura de todos os processos, mesmo sem ter recebido qualquer notificação do MPE".

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Britânica viciada em Twitter relata ao vivo parto em 104 mensagens



A britânica Rachel Ince (foto), 29, relatou o parto do seu primeiro filho desde a sua ida às pressas para o hospital até o momento em que teve alta. Foram 104 mensagens transmitida pelo seu iPhone. Escreveu sobre contrações e dores.

Uma das primeiras mensagens foi às 11:28 do dia 3 deste mês, uma sexta: “Oh, Deus. O que fizemos? Venham contrações.” E continuou twittando. Às 2:17 de sábado, escreveu: “No carro... Lá vamos nós para o hospital”.

Fotógrafa e morada em Birstall, Rachel reconheceu ser uma “twitterdependente” e viciada em outros sites de rede sociais. Por isso, disse, resolveu registrar no microblog “o maior acontecimento de sua vida.”

Durante as twittadas ela se animou com o aumento no número de seguidores. À 1:46 de sexta, escreveu: “Gostaria de saber se o parto vai me conseguir mais de 6 mil seguidores. Já obtive 25 novas adesões”.

O seu filho nasceu às 7 horas de sábado. Um pouco antes, ela tinha escrito: "Vamos, bebê. Venha, menos dores e saia rápido, por favor".

Às 12:52 de segunda-feira, aos seus então 400 seguidores,@InceyWinceyMum escreveu que tinha recebido alta do hospital.

Com informação do Daily Mail.

agosto de 2009 

Evangélicos dão cursos de ‘cura’ de gays em países da América Latina


Entidades ligadas a igrejas evangélicas estão dando seminários e cursos de “restauração” de homossexuais masculinos e femininos em países da América Latina, como Argentina, Colômbia e México. 

Os cursos se destinam a pastores, líderes religiosos e psicólogos cristãos para que saibam como tratar de homossexuais. As pessoas que sofrem “desse problema” também são bem-vindas, esclarece o site de uma das entidades.

Na Argentina, por um curso de até três dias o participante paga preço na faixa de R$ 85 a R$ 250. Existem cursos básicos e avançados.

Neste país, dois grupos de evangélicos se destacam na realização dos cursos, o Ministério de Restauração Sexual da Igreja da Cidade e a Fundação Pró Integração e Saúde Sexual. Haverá no país em abril o oitavo encontro da Capacitação de Líderes da Área de Restauração Sexual.

No México, a Exodus Latinoamérica ministra cursos com tópicos como “Raízes do homossexualismo e lesbianismo”, “o processo de cura”, “como evangelizar a comunidade gay”, “desmascarando o lado sombrio da vida gay”, “como se prevenir da homossexualidade”, “combatendo as tentações sexuais” e "respostas bíblicas para a teologia gay”.

A Exodus Latinoamérica está ligada à Exodus Global Alliance, uma organização americana cristã dedicada à cura da homossexualidade "através do poder transformador de Jesus Cristo”, de acordo com o seu site.

Adriana Sanz, do Ministério de Restauração Sexual, disse que na Argentina os cursos têm sido bastante procurado por homossexuais de 18 a 30 anos. “A homossexualidade é desvio”, disse. “Se tivermos consciência da função sexual [do ponto de vista religioso], então podermos corrigir esse desvio.”

Esteban Paulón, presidente da Federação Argentina de Lésbica, Gays e Bissexuais, disse que os cursos são frequentados na maioria por jovens levados por seus pais.

Do site da Exodus
O governo da Argentina está investigando os  cursos para, se for o caso, enquadrar os responsáveis na lei de discriminação sexual. O país legalizou recentemente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

No Brasil, a psicóloga e evangélica Rozângela Alves Justino foi advertida em 2009 pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) para que parasse com o tratamento de “cura” de homossexuais, porque não se trata de uma doença.

Com informação da agência EFE e dos sites da  Ministério da Restauração das Águas Vivas, do Exodus Latinoamérica e do Exodus Global Alliance.


Estudantes gritam contra aumento e bispo rejeita prêmio

Em protesto contra reajuste de 61% nos salários dos parlamentares, 100 estudantes protestaram em frente ao Congresso e, dentro do plenário do Senado, um bispo rejeitou receber uma homenagem pela defesa dos direitos humanos
Elton Bonfim/Ag.Câmara
PMs cercaram a entrada do Congresso para evitar que estudantes fizessem protesto dentro dos plenários
Eduardo Militão
O aumento de 61% para os parlamentares e de mais de 100% para a presidente eleita, seu vice e os ministros do Estados causou mais protestos no Congresso nesta terça-feira (21). Um grupo de cerca de 100 estudantes universitários foi barrado ao tentar entrar na chapelaria do Legislativo com cartazes criticando o aumento para R$ 26.700 para deputados, senadores, Dilma Rousseff, Michel Temer e futuros ministros de Estado. Ainda hoje, o bispo Manoel Edmilson da Cruz rejeitou, em meio a uma sessão no plenário do Senado, receber uma homenagem, a comenda Dom Hélder Câmara.

Sarney diz que responsabilidade por aumento é da Câmara

O bispo disse agir sem ressentimentos ao não aceitar a premiação. “Sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la”, afirmou Cruz, sendo aplaudido em seguida pelos presentes. “Ela [a comenda] é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho.”
O bispo lembrou do efeito cascata do aumento e ainda exemplificou algumas categorias profissionais que não conseguem aumentos salariais dignou. “O povo brasileiro, hoje de concidadãos e concidadãs, ainda os considera parlamentares?”, disse Cruz. Ele afirmou que os motoristas de ônibus de Fortaleza, por exemplo, buscaram um aumento de 26% este ano, mas, com esforço, só obtiveram 6%.
Barrados
Os estudantes tentaram entrar no Congresso, mas foram impedidos pela Polícia Legislativa e pela Polícia Militar. Acusaram os policiais de darem um choque em um garoto de 14 anos. O diretor da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo Araújo, afirmou que os homens da Casa portavam armas elétricas, mas não as utilizaram nesta ocasião.
A manifestação continuou no gramado do Congresso. Os estudantes se posicionaram para compor um cifrão ($) em frente à Câmara e ao Senado. “Qualquer aumento é abusivo em relação ao aumento do salário mínimo, que foi de apenas 5%”, disse o estudante de letras Pedro Lucas Grace, de 18 anos. Cartazes diziam “Chega de fazer o povo de palhaço $$”.
Ele afirmou que o grupo até tentou entrar em fila indiana nas dependências do Legislativo, mas foi impedido. Araújo disse ao Congresso em Foco que as visitas ao Senado – que acontecem todos os dias – foram suspensas. “Aqui não é lugar de manifestação”, disse o diretor da (Márcia Kalume/Ag.Senado)Polícia Legislativa.
Araújo disse que é diferente a postura dos estudantes dos aposentados que, frequentemente, tomam as galerias do Senado e da Câmara para pressionar por reajustes. De acordo com o diretor da Polícia, os aposentados vêm atrás de um projeto específico, ocupam as galerias silenciosamente e estão trajados de forma adequada para o Congresso.
A íntegra do discurso do bispo
O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. PCdoB – CE) – Parabéns, José Nery, pelo pronunciamento.
Peço tranqüilidade à segurança da Casa, porque fui informado de que está tendo uma manifestação. Como estamos aqui festejando os direitos humanos, é preciso muita tranqüilidade, trata-se de jovens que estão defendendo seus pontos de vista e a nossa Casa deve ter o maior zelo, exatamente por isso.
No exercício da Presidência, embora não seja ritual da nossa Casa, quero convidar para fazer uso da palavra, em nome de todos os homenageados, o Bispo Dom Manoel Edmilson da Cruz.
O SR. MANUEL EDMILSON DA CRUZ – Sr. Presidente Senador Inácio Arruda. Sr. Defensor dos Direitos Humanos de Abaetetuba do Pará, Sr. Antonio Roberto Figueiredo Cardoso. Defensor Público da Comarca de Taubaté, do Estado de São Paulo, Sr. Wagner Giron de La Torre. Sr. Secretário Executivo do Conselho de Direitos, Sr. Eden Pereira Magalhães, representando o agraciado, grande amigo e irmão dom Pedro Casalgáliga Pla, Bispo emérito de São Félix do Araguaia. Sr. Eduardo Freitas, representante de Marcelo Ribeiro Freixo e todas as outras pessoas aqui, Senadores e pessoas que estão presentes.
Quero uma saudação especial ao meu amigo e companheiro de luta Dr. Cláudio Sadá, um dos membros fundadores da Comissão Regional de Justiça de Paz no Ceará, pelo muito que tem realizado, o que vai se gravar na história.
Saudação a todas as pessoas aqui presentes.
Queria confirmar o que disse o Senador Inácio em relação à situação do trabalhador sem salário mínimo, porque a meu ver isso é um retrocesso comparado ao tempo da escravidão. O escravo era alimentado, o patrão, o dono só tinha interesse em alimentá-lo, ele (inaudível) trabalhar, é diferente. Então, é um retrocesso nesse sentido. Não sei se concordam comigo. É uma coisa de fazer muita pena.
Depois, em relação ao nosso Dom Hélder ao que disse o Senador José Ney, eu queria dizer que a minha primeira ... esse menino de nove anos, a primeira vez que o Dom Hélder Câmara foi lá na cidade de Acaraú, no norte do Ceará, batida preta no comício do integralismo, camisa verde
camisa verde. É impressionante este fato, para dizer que nós não podemos jamais perder a esperança em ninguém, porque este mesmo Padre Helder era, antes de tudo, um santo. Ele passava, o dia todo ocupado, magrinho como ele era, frágil, humanamente falando, duas horas, todas as madrugadas, diante do Santíssimo Sacramento, em oração, em adoração. Isto marca a personalidade de Dom Helder. É este mesmo Dom Helder que, entre os seus pensamentos, este aqui, para mim, é uma coisa muito interessante, que ajuda muito a viver e a conservar e a alimentar a esperança que Deus nos dá. Ele diz assim, a partir dessas orações das madrugadas: “A criatura é como cana. Mesmo passada pela moenda, mesmo reduzida a bagaço, mesmo desfeita de todo, só sabe dar doçura”. Isto é Dom Helder.
Agora, meus irmãos, espero ser muito bem entendido no que vou dizer. Eu o faço levado por amor e também por confiança; essa esperança que Deus me ensinou a colocar em todas as pessoas humanas.
A surpresa deste dia chegou aos meus ouvidos à noitinha, quinta-feira, 16 de dezembro, como o alvorecer da aurora e a vibração cantante de um “bom-dia”.
Mais que surpresa, era como se alguém de extraordinária generosidade tivesse focado uma libélula, projetando a sua leveza e levando a atingir as proporções de uma águia e de um condor.
Passa por esse crivo, caro Senador Inácio, o meu agradecimento pessoal, cordial e profundo ao senhor, aos seus ilustres pares que o apoiaram nesta iniciativa e a todo o Congresso Nacional e às pessoas que estão aqui presentes.
Pensei, em vista dos meus 86 anos, em receber esta honraria por meio de um representante, mas o Congresso Nacional merece respeito. O verdadeiro Congresso Nacional é sinal de verdadeira democracia. A honrosa Comenda porém dos pais da pátria, como diziam os romanos, patres conscripti, me faz refletir precatórios que se arrastam por décadas, aposentados e idosos com as suas aposentadorias reduzidas, salários mínimos que crescem em ritmo de lesmas; depois de três meses de reivindicações e greves, os condutores de ônibus do transporte coletivo urbano de Fortaleza agora, dos cerca de 26% de aumento pretendido, mal conseguiram, a duras penas, pouco mais de 6%, quer para a categoria, quer para o povo, principalmente os pobres da quinta maior cidade de nosso Brasil. Meus irmãos e irmãs, falo agora de coração com muita fé, com o grande respeito que devo a todos, mas, falo como irmão e irmã sobretudo, quer dizer, assumindo a alma de todas as pessoas, pois é exatamente nesse momento que o Congresso Nacional aprova o aumento de 61% dos honorários de seus Parlamentares que em poucos minutos chegam a essa decisão e ao efeito cascata resultante e o impõe ao povo brasileiro, o seu, o nosso povo. O povo brasileiro, hoje de concidadãos e concidadãs, ainda os considera Parlamentares? Graças ao bom Deus, há exceções decerto em tudo isso. Mas, excetuadas estas, a justiça, a verdade, o pundonor, a dignidade e a altivez do povo brasileiro já tem formado o seu conceito. Quem assim procedeu não é Parlamentar. É para lamentar. Prova disto? Colha na internet.
Se o tom se torna como quem está com rancor, não tem rancor nenhum aqui, tem veemência, que é diferente, e amor.
Bem verdade é que a realidade não é assim tão simples e a desproporção numérica, um dado inarredável. Já existe – e é de uma grandeza bem aventurada! – o SUS, o bolsa família.
Aí estão trinta milhões de brasileiros, que as linha de pobreza, às vezes até da indigência, alcançaram a classe média – isto é muito bonito. É verdade a atuação do Ministério da Saúde. Existe o Ministério da Integração Nacional. É verdade! Mas, não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta. Disso sou testemunha. Maldita realidade desumana esta, desalmada! Ela já é em si uma maldição. E me faz proclamar em pleno Congresso Nacional, como já o fiz em Assembléia Estadual e em Câmara Municipal: Quem vota em político corrupto está votando na morte! Vou falar mais calmo ainda, porque falo por amor: Quem vota em político corrupto está votando na morte! Mesmo que ele paradoxalmente seja também uma pessoa muito boa, um grande homem. Ainda não do porte de um Nelson Mandela que, ao ser empossado Presidente da República do seu país, reduziu em 50% o valor dos seus honorários.
Considerações finais.
Senhores e Senhoras, meus irmãos e irmãs, sinto-me primeiro perplexo, depois decidido. A Comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Camara. Desfigura-a, porém.
De seguro, porém, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. (Palmas.). Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para o bem de todos com o suór de seu rosto e a dignidade de seu trabalho.
É seu direito exigir justiça e equidade, em se tratando de honorários e de salários, também. Se é seu direito, e eu aceitar, estou procedendo contra os direitos humanos. Perderia todo sentido este momento histórico. O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e o da aposentadoria. Isso não acontece! O que acontece –repito– é um atentado contra os direitos humanos de nosso povo. A atitude que acabo de assumir, assumo com humildade... Assumo com humildade, sem pretensão a dar lições a pessoas tão competentes e tão boas. A todos suplico compreensão e a todos desejo a paz e os meus sinceros votos de um abençoado feliz Natal e um próspero Ano Novo. Deus seja bendito para sempre! Muito obrigado. (Palmas.).
O SR. PRESIDENTE (José Nery. (PSOL - PA) – Meus cumprimentos a Dom Manuel Edmilson da Cruz que, coerente com aquilo que pensa, neste momento adota uma atitude de rejeição ao que fez o Congresso Nacional quando reajustou, em 62%, os salários dos parlamentares para o próximo período.
O SR. MANUEL EDMILSON DA CRUZ – Minha sugestão é outra: é a de se desfazer o erro quando se começa. É agora! Deve-se retroceder, como o fez Mandela. O caso dele era muito diferente... Desculpem-me a insistência: isso é grito da natureza humana ferida! Não é possível! Deve-se acabar com esse trabalho e reduzi-lo ao normal, ao correto.
O SR. PRESIDENTE (José Nery. (PSOL - PA) – Entendemos o gesto, o grito e a exigência de Dom Edmilson da Cruz que, em sua fala, Sua Excelência Reverendíssima também diz que veio aqui e compareceu mas recusará a comenda. Também exige que o Congresso Nacional reavalie a decisão que tomou em relação ao salário de seus parlamentares.
Queria neste momento dizer, Senador Inácio Arruda e Senador Cristovam Buarque, que tomei conhecimento que um grupo expressivo de estudantes se dirigiu à entrada do Congresso Nacional para, também –na mesma linha em que o faz Dom Edmilson da Cruz–, como se fosse uma intercomunicação (que a gente não vê, mas acontece), promove, neste momento, um protesto contra o reajuste

Mais de 118 mil protestam contra aumento de parlamentares

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Justiça proíbe greve em aeroportos até 10 de janeiro

23 de dezembro de 2010
G1

O juiz da 4ª Vara Federal Itagiba Catta Preta Neto proibiu que qualquer movimento de greve em aeroportos seja feito até o dia 10 de janeiro. A decisão, da Justiça do Distrito Federal, foi assinada na noite desta quarta-feira (22) e aumenta de R$ 100 mil para R$ 3 milhões a multa para o caso de desculprimento da determinação.

Nesta quarta, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que fossem mantidos 80% dos trabalhadores em atividade nos aeroportos. Com isso, os Sindicatos de Aeronautas e Aeroviários suspenderam a greve agendada para esta quinta (23).

O pedido para que a greve fosse vetada até 10 de janeiro foi feito pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal. De acordo com a decisão judicial, sindicatos e federações de aeroviários e aeronautas não podem “promover, divulgar, incentivar ou adotar medidas extraordinárias que prejudiquem a regular prestação do serviço de transporte aéreo no Brasil.”

Na decisão o juiz avalia como “oportunista e abusiva” a realização de uma greve às vésperas das festas de fim de ano e da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, e de governadores em todo o País.

“Não só a população brasileira como um todo que corre o risco de sofrer prejuízos irreparáveis com tal movimento. É o bom nome do próprio país, no cenário internacional, que está em jogo, ainda mais quando nos preparamos para a realização de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos na década que se inicia”, afirmou o magistrado.

Sindicato vai recorrer

O diretor do Sindicato Nacional dos Aeroviários, José Fernandes dos Reis, afirmou que vai recorrer dessa decisão e da determinação anterior do TST. O sindicalista defende que a greve é direito do trabalhador garantido em lei.

“A convenção coletiva, assinada há 10 anos com os empresários, determina que a negociação de salários seja feita em dezembro. A greve é direito garantido na Constituição. Vamos derrubar essa liminar”, disse Reis.

Diálogo

Após o cancelamento da greve, o ministro da defesa Nelson Jobim demonstrou apoio à decisão dos aeronautas. “A suspensão da greve foi uma decisão inteligente. É preciso garantir uma tranquilidade mínima à população”, disse o ministro, durante visita ao Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio.

Com relação à nova reunião em janeiro, para definir uma possível data para a paralisação, Jobim disse que todo cidadão tem direito a greve, mas afirmou que é necessário dialogar. “Em um primeiro momento, não houve diálogo, mas em janeiro vamos dialogar”, afirmou o ministro.

Propostas

Gelson Dagmar Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, disse que os funcionários das aéreas foram surpreendido pelas decisões judiciais e afirmou que, mesmo sem a greve, é possível haver atrasos em aeroportos porque os aeronautas e aeroviários estão trabalhando acima do limite.

O presidente do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea), José Marcio Mollo, disse em entrevista à rádio CBN que a entidade fez nesta madrugada uma proposta de reajuste de 8% aos trabalhadores, elevando a proposta inicial de 6,05% e aguarda uma nova posição dos trabalhadores. Os aeroviários solicitam aumento de 13%.


Polícia procura crianças desaparecidas em Manaus

23 de dezembro de 2010
Larissa Balieiro - portalamazonia@redeamazonica.com.br

MANAUS  - A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) procura, desde o início deste mês, quatro meninas com idades de 9 a 14 em Manaus. Três delas desapareceram no último dia 13. Segundo a titular da delegacia, Linda Gláucia, estes são os únicos registros recentes de desaparecimento na capital.

Sarah Letícia Maricaua Pena, de 9 anos, desapareceu no último dia 13 no bairro Parque São Pedro, zona Centro-Oeste. Segundo a mãe, Elisângela Gregório, 29, a filha deixou um bilhete dizendo que iria para a casa de uma tia em São Paulo (SP), mas a mãe negou a existência da suposta tia. “Tenho certeza que minha filha foi induzida por alguém. Ela não saberia escrever um bilhete assim” disse Gregório.

Outras três crianças desapareceram no mesmo dia. Uma delas é Maria Raquel da Silva, 12. Ela morava no Bairro Japiim, zona Sul. A mãe suspeita que um rapaz teria induzido a menina a furgir de casa. “Eu pedia muito para ela não falar com ele. Eu não confiava nele.” disse Francisca Vilhena, 43, mãe de Raquel.

Ângela Sarah Cunha Gadelha, de 9 anos, também desapareceu no dia 13 de dezembro, do bairro Santo Agostinho, zona Oeste. A mãe, Giovana Cunha Gadelha, 28, afirmou que a filha pediu para ir a um restaurante do bairro e não retornou. A única pista do desaparecimento foi um telefonema de um rapaz chamado “Issax”. Ele teria visto a criança por volta de 1h de segunda-feira (13) em um ônibus da linha 052.

Outro desaparecimento registrado na Polícia é o da adolescente Jéssica de Oliveira da Silva,14. Segundo a mãe da menina, Alvânia de Oliveira, 46, Jéssica teria fugido da casa onde morava, no bairro Armando Mendes, zona Leste, em busca de liberdade. Ela pressionou para que a mãe fosse à igreja e depois mandou uma mensagem via SMS de celular para ela. “Ela dizia que estava longe e que amava muito” afirmou a mãe.

Trotes

Segundo a titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, Linda Gláucia, a dificuldade maior em localizar as vítimas são os registros de trote no Disk Denúncia da Central de Resgate de Manaus (0800 92 1407). Ela citou o caso de Sarah Ruana, desaparecida desde o dia 28 de outubro de 2007. 

Na época, Sarah tinha 7 anos e estudava na Escola Municipal São Lázaro, no bairro de mesmo nome, zona Sul. Segundo os familiares, ela saiu de casa para comprar pão e não retornou. Os pais alegam que algum conhecido pode ter levado a criança. Linda Gláucia afirmou que as investigações em torno do caso continuam.

"A maioria dos telefonemas são trotes, o que dificulta a ação da Polícia. Outro fator é a relação pais e filhos. As crianças devem ser melhor observadas em casa", alegou Linda Gláucia. 

Abuso Sexual

A delegada também comentou as investigações sobre o caso de abuso sexual do professor Tomas Magalhães Júnior, 42 anos, contra 22 vítimas. Ela afirmou que 17 meninas já reconheceram o acusado. Elas têm idade entre seis e 12 anos. Os crimes teriam sido cometidos na Escola Estadual Rafael Henrique Pinheiro dos Santos, na comunidade Jesus me Deu, na zona Norte. 

De acordo com a Polícia, exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) revelam que seis crianças sofreram abuso sexual. Em depoimento, Magalhães afirmou ser soropostivo. A delegada negou a possibilidade de transmissão do vírus HIV para as crianças. "Quatro menores que tiveram uma relação mais íntima com o professor já fizeram o exame e o resultado foi negativo”, destacou.

Magalhães teve a prisão preventiva decretada no dia 21 de outubro pelo Juiz de Direito Luiz Alberto Albuquerque, da Vara Especializada em Crimes Contra a Criança e Idoso. O pedagogo foi preso após ser reconhecido pelo pai de uma das vítimas.

O professor foi autuado por estupro de vulnerável e exploração sexual. A pena para o crime de estupro varia de oito a 15 anos de prisão e exploração sexual de quatro a 10 anos de prisão. 

Abandono da Feira do Produtor gera reclamações em Manaus

23 de dezembro de 2010
Portal Amazônia, com informações da TV Amazonas

Foto: Reprodução - TV Amazonas
MANAUS - Compradores e vendedores da Feira do Produtor, na zona Leste de Manaus, reclamam do estado de abandono da área. A Feira, no bairro Jorge Teixeira, é considerada um dos locais de compra populares mais tradicionais da capital amazonense, mas sofre com o descaso e a falta de infraestrutura.

O cenário de abandono pode ser visto, por exemplo, no lixo jogado pelo local. No chão, ficam restos de frutas, legumes e hortaliças consideradas impróprias para venda. Clientes que costumam comprar no local reclamam da quantidade de lixo acumulado logo ao lado das bancas, entre as passagens de pedestre.

Para o aposentado Raimundo Gomes, que diz frequentar a feira há vários anos, a falta de higiene no local é um dos piores problemas da feira. O permissionário Iranilson Nogueira confirma a denúncia e afirma que a falta de infraestrutura é um transtorno constante. “Os produtos ficam no chão, no cimento cru. Nós fizemos, com dinheiro próprio, a cobertura, mas não tivemos como fazer o piso”, contou. (IP)

Foto: Reprodução - TV Amazonas

Eduardo Braga interferiu na eleição da Câmara, diz Amazonino

23 de dezembro de 2010
Portal Amazônia

MANAUS – O prefeito Amazonino Mendes (PDT) comentou a eleição do novo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em coletiva na manhã desta quinta-feira (23). O vereador Isaac Tayah (PTB) foi eleito presidente da Mesa Diretora no biênio 2011/2012, por 20 votos a 18.

Amazonino afirmou que houve interferência externa junto aos vereadores apoiados pelo senador eleito e ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), para eleger Isaac Tayah e prejudicar a administração municipal. De acordo com o porta-voz da Prefeitura, o prefeito acredita que a eleição não vai prejudicar a gestão do município.

Durante a coletiva, Amazonino disse ainda que orientou os vereadores Issac Tayah e Homero de Miranda Leão a evitarem brigas políticas no grupo de apoio à prefeitura. Ele disse que tentou um acordo entre os vereadores para evitar rompimento da base aliada, mas de acordo com o Prefeito, Tayah já havia feito acordo com Braga.

Zona Azul

O projeto que cria o Zona Azul, estacionamento rotativo no Centro de Manaus, também foi comentado por Amazonino. Segundo ele, o aumento da frota de carros torna a implantação do projeto urgente. (LG)


sábado, 11 de dezembro de 2010

Obama afirma que vazamentos do WikiLeaks são “atos deploráveis”

Casa Branca confirmou conversa do presidente dos EUA com Calderón e premiê turco
Do R7, com agências internacionais
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou os vazamentos do WikiLeaks como “atos deploráveis”. Obama conversou neste sábado (11), por telefone, com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e com o presidente do México, Felipe Calderón, para discutir os vazamentos publicados no site, segundo informações da Casa Branca.

O WikiLeaks divulgou cerca de 250 mil documentos diplomáticos americanos. Segundo o comunicado oficial divulgado hoje pela Casa Branca, Obama ligou para Calderón para falar sobre a Conferência do Clima, realizada na cidade mexicana de Cancún, e aproveitou para condenar o site.

Documentos vazados mostram autoridades mexicanas aproveitando cada contato com o governo americano para pedir ajuda no combate aos cartéis do narcotráfico, em uma aparente perda de controle sobre a violência no norte do México.
Na conversa com o premiê turco, “o presidente manifestou seu pesar pela ação deplorável do WikiLeaks, e os dois líderes concordaram que ela não terá influência ou modificará a estreita cooperação entre Estados Unidos e Turquia", destaca a Casa Branca no comunicado oficial.
Os documentos confidenciais divulgados mostram preocupações dos EUA em relação a supostas intenções de Erdogan de islamizar o Estado da Turquia, país que desde as primeiras décadas do século 20 tem uma administração separada de líderes religiosos. 


Esta foi a primeira vez que Obama se posicionou oficialmente contra os vazamentos de informações confidenciais. No começo do mês, o presidente dos EUA indicou um funcionário apenas para cuidar dos danos causados pelas informações divulgadas pelo WikiLeaks.

Alguns dos de 250 mil documentos fazem referência ao Brasil. Um documento relata, por exemplo, um almoço entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o ex-embaixador americano, Clifford Sobel. Segundo o documento, Jobim fez críticas ao então secretário-geral do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), Samuel Pinheiro Guimarães, o que o ministro negou, após o constrangimento. Atualmente, Guimarães é ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), ligada à Presidência.
A divulgação dos documentos causou grande embaraço aos EUA. Muitos telegramas faziam comentários sobre líderes mundiais, como o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do país, Dmitri Medvedev, descritos como “Batman e Robin”.
O criador do site, o jornalista australiano Julian Assange, 39 anos, foi preso nesta semana no Reino Unido, acusado de estupro pela Justiça da Suécia, numa ação considerada por muitos como uma retaliação ao trabalho do site.
EUA e Suécia negaram qualquer pressão para que Assange fosse preso, e a procuradoria sueca defendeu a ação criminal, dizendo que Assange infringiu as rígidas regras do país sobre crimes contra mulheres, ao levar à frente, em ocasiões separadas, relações sexuais sem preservativo com duas mulheres que pediram para que ele parasse.