01 de dezembro de 2010
Portal Amazônia, com informações da assessoria
MANAUS - O combate ao tráfico nas fronteiras do Amazonas será reforçado com a instalação do Policiamento Especializado em Fronteiras (Pefron), uma parceria entre as secretarias Nacional e Estadual de Segurança Pública. A afirmação é do comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara. O Pefron é um projeto do Governo Federal em parceria com Estados, com o objetivo de montar uma força especial para resguardar as fronteiras do País.
No Amazonas, a estratégia visa ampliar a atuação da Operação Três Fronteiras, ação conjunta promovida pela Polícia Federal, Força Nacional e Grupo Raio para fiscalizar a entrada de drogas pelos Estados da Venezuela, Peru e Bolívia. Segundo o comandante, o novo grupamento está em fase de implantação e até o primeiro semestre do ano que vem o projeto será consolidado com a presença permanente das Forças de Segurança Pública no terreno. O projeto prevê a instalação de sedes em três municípios.
“Até o final do ano vamos receber os equipamentos necessários e, tão logo, vamos consolidar o projeto versão Tabatinga. Outro pelotão será implantado em São Gabriel da Cachoeira e outro em Boca do Acre”, adianta o comandante.
O reforço das forças armadas nas fronteiras não foi descartado pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos. Durante visita a Manaus, o oficial garantiu que o Exército estaria preparado para uma ação semelhante a que vem ocorrendo no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.
“Certamente que o Exército estaria preparado para assumir a função, mas não esquecendo que não é missão do Exército e sim da Segurança Pública, que cabe aos Estados da Federação com suas Polícias Civil e Militar manter a ordem nesses locais. O emprego do Exército ocorre quando a situação perde o controle, como no Rio de Janeiro”, afirma o general. (AL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário