08 de dezembro de 2010
portalamazonia@redeamazonica.com.br
|
MANAUS - O Amazonas ficou em 24º lugar nos resultados das provas de leitura, ciências e matemática do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009, com média de 371. O estudo foi aplicado em estudantes de 65 países de 15 a 17 anos, matriculados em qualquer série a partir do 8º ano do ensino fundamental. Além do aprendizado, a pesquisa também avalia evasão escolar e aprovação. Os dados foram divulgados ontem (7) pelo Ministério da Educação (MEC).
Para a professora de ensino fundamental Lúcia Ambrósio o resultado é o reflexo de uma educação que prima pela quantidade e não pela qualidade. A política do governo, segundo ela, visa apenas a aprovação. "Não são cobrados desempenho dos alunos e nem dos professores. Talvez se o próprio Estado e mesmo a Prefeitura avaliassem as escolas, o resultado seria melhor, mas os gestores são cobrados apenas a mostrar a quantidade de aprovação ou reprovação. Os alunos já sabem que quase não correm risco de serem reprovados e por isso não se esforçam", disse ela.
Dentre as 27 unidades da federação, o Amazonas ficou a frente apenas dos estados de Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte.
O Brasil como um todo, ficou entre os piores países avaliados pelo estudo do OCDE, ocupando a 53º colocação, com média de 401. O Distrito Federal obteve a melhor média geral - 439. A região Sul (RS - SC e PR) foi a região que apresentou o melhor desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário