quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Curso de Especialização lato sensu do CFESS e ABEPSS chega ao fim neste mês

Oferecido em parceria com a UnB, será concluído por 764 profissionais

Capa do livro utilizado no Curso de Especialização
Atendendo a clamores da categoria, que desejava um curso de pós-graduação que refletisse e aprofundasse o debate sobre a atuação profissional do/a assistente social, o CFESS e a ABEPSS deram início, em abril de 2009, ao segundo Curso de Especialização a Distância, promovido em parceria com ao CEAD/UnB. O primeiro curso sobre Política Social ocorreu em 1999/2000. Esta segunda edição, com o tema Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais chega ao fim neste mês, em todo o Brasil.
Para a presidente do CFESS Ivanete Boschetti, a conclusão da Especialização mostra que as entidades – CFESS e ABEPSS – acertaram na oferta do curso, voltado para as competências profissionais. Segundo ela, a modalidade de oferta à distância revela um paradoxo e uma contradição. "Se, por um lado, possibilitou atingir um elevado número de profissionais atuantes nos mais distantes recantos do país, por outro foram inúmeras dificuldades, que foram sendo enfrentadas coletivamente pela coordenação, docentes, tutores e alunos", afirma. Para Ivanete, a experiência foi válida e os profissionais se dedicaram intensamente para dar conta das atividades e avaliações das disciplinas, bem como da elaboração e defesa presencial da monografia diante de uma banca constituída por assistentes sociais mestres e doutores. "Os textos, elaborados exclusivamente para o curso são de excelente qualidade e provocaram reflexões e debates fundamentais para a qualificação teórica, ética, técnica e política dos profissionais", destaca.    
A presidente da ABEPSS, Elaine Rossetti Behring, ressalta que a realização desse curso foi um grande desafio, mas com resultados inequívocos para os/as assistentes sociais que participaram do processo, especialmente os que chegaram ao final, defendendo a monografia. "Muitos alunos estão agora preparados para retomar estudos de pós-graduação mais densos e temos informação de que vários resultados parciais serão apresentados no XII ENPESS. Um balanço mais consistente e elaborado, inclusive com a participação dos alunos, tutores e demais membros da coordenação e das entidades ainda está por ser realizado e o faremos em breve, mas o impacto do curso extrapola em muito os limites da plataforma, considerando que o material produzido é hoje referência nos cursos de serviço social do país e muitos assistentes sociais puderam se reciclar e reorientar seus projetos de trabalho", conclui.


Estudante assina ata da defesa da monografia. À direita, professora Lúcia Lopes (foto: acervo pessoal)
Segundo a assistente social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS) Cecília Leite, a experiência de concluir o concurso foi rica. "São poucas as especializações que tratam do Serviço Social em si, por isso a minha satisfação. Com professores qualificados e comprometidos, pude ter contato com novas experiências e materiais elaborados por autores de referência de nossa área", resume.

Denise Suchara, assistente social do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE-DF), foi convidada para participar de uma banca de avaliação de trabalho de conclusão de curso (TCC). "Surpreendeu-me o grau de exigência do curso e, principalmente, a maneira positiva como os alunos vêm respondendo à Especialização. Vi na monografia que avaliei, por exemplo, consistência e fundamentação teórica crítica que atendem ao projeto ético político-profissional que defendemos e fortalecem as assistentes sociais em sua atuação", opina.
Com alunos em todos os estados do país, o Curso, oferecido a distância sob a plataforma moodle, contou com 33 professores tutores e 82 orientadores. Além disso, foi elaborado de modo a incluir três encontros presenciais: a aula inaugural, a avaliação presencial e a defesa de monografia.
A professora Lúcia Lopes, orientadora do curso, o considera mais um exemplo da dedicação das diretorias das entidades nacionais representativas da categoria (CFESS e ABEPSS) com o aperfeiçoamento profissional, na perspectiva do compromisso com os cidadãos usuários das políticas sociais e das atividades sob competência e atribuição do/a assistente social. Para ela, os pontos positivos foram muitos. "Temos quase mil profissionais tornando-se especialistas em Serviço Social, promovemos o incentivo à pesquisa e à produção do conhecimento no âmbito da categoria, o aprofundamento de temas com os quais o/a assistente social lida cotidianamente e o incentivo ao diálogo no processo de construção, troca  e  disseminação do conhecimento", conclui.


Julyana Ananda defende sua monografia para a banca composta pelo professor Renato dos Santos Paula e pela assistente social Denise Suchara (foto: Rafael Werkema)
Já o professor Renato dos Santos Paula, também orientador do curso, destaca a carência de cursos com essa temática e reforça o caráter inovador da especialização. "O curso traz conhecimentos novos, ao mesmo tempo em que nos possibilita avançarmos criticamente no uso dessa ferramenta, que é a plataforma moodle. Além disso, refletir sobre o trabalho da própria categoria é um desejo dos próprios assistentes sociais em cursos de especialização", afirmou.
Para Julyana Ananda, assistente social do Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (CIAP), foi bastante válida a experiência que a Especialização lhe proporcionou. "Foi interessante tanto pela capacitação que o curso ofereceu quanto pela oportunidade de retomar alguns debates da academia e trazê-los para o cotidiano profissional", observou.
Relembre:
Tutores participaram de capacitação no CFESS e na UnB


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação


Diogo Adjuto - JP/DF - 7823
Assessoria de Comunicação comunicacao@cfess.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário