sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Deputados denunciam falhas em pista do aeroporto Eduardo Gomes

12 de novembro de 2010
Com informações da assessoria

MANAUS- A interdição do aeroporto Eduardo Gomes, por mais de três horas, na última quarta-feira (10), devido ao estouro de pneus de um avião cargueiro da empresa Varig Log traz à tona a questão da precariedade do transporte aéreo local, cujo tema voltou a ser discutido no plenário da Assembleia Legislativa ontem (11).

Os deputados consideram um ‘absurdo’ o fato do Aeroporto Eduardo Gomes ter apenas uma pista de pouso, haja vista o Amazonas ter uma logística área bastante utilizada por conta de sua situação geográfica. “Somos subsede da Copa de 2014, por isso precisamos urgentemente criar pistas alternativas no aeroporto”, disse o deputado Vicente Lopes (PMDB).

Na opinião do parlamentar, a questão aeroportuária do Brasil precisa ser tratada com prioridade pelo governo que está assumindo o país a partir de 1º de janeiro de 2011. “O governo do Amazonas também precisa se posicionar sobre esta questão, por se tratar de um meio de transporte muito utilizado no Estado”, disse.

O deputado Sinésio Campos (PT), que ontem (10) foi vítima do incidente no aeroporto quando vinha de Brasília disse que o mais angustiante é que a Infraero não dá uma explicação concreta.  “Ficamos sem saber o que estava acontecendo”, comentou.

O parlamentar disse que vai apresentar reivindicações para a duplicação da pista de pouso do Eduardo Gomes como também vai solicitar uma audiência pública na ALE com os órgãos estaduais e federais que tratam dessa questão, a exemplo da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Benefícios
Na opinião do deputado Adjuto Afonso (PP), se faz necessário rever os benefícios que são concedidos pelo governo do Estado às empresas de aviação, porque os mesmos não estão se traduzindo em melhorias para os usuários do transporte aéreo. “A situação não muda e a fragilidade é patente, principalmente nos vôos para o interior do Estado”, lamentou.

Adjuto convocou os demais deputados a formarem uma corrente de trabalho para resolver essa situação. “Parece até que existe desinteresse em tratar desse problema, inclusive dos deputados que tanto utilizam o transporte aéreo para visitar suas bases”, cobrou.

O deputado Luiz Castro (PPS) lembrou que fez várias reuniões na ALE para tratar do assunto, inclusive com a Trip Linhas Aéreas, cuja equipe de gestores se reuniu com alguns parlamentares. “Trip nos deu um roteiro das deficiências encontradas nos municípios onde opera e encaminhamos para a Anac”, disse.

Castro propôs aos deputados para juntos fazerem um levantamento da precariedade do transporte aéreo local e com a ajuda da bancada federal essas questões possam ser encaminhadas ao novo governo federal que vai assumir em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário