17 de novembro de 2010
Da redação - portalamazonia@redeamazonica.com.br
MANAUS- O Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Sérgio Fontes, afirmou, em entrevista coletiva à imprensa no final da manhã de hoje (17), ser a primeira vez que um confronto entre policiais federais e criminosos acontece durante operações fluviais de combate ao tráfico de drogas no Estado. O superintendente disse estar “surpreso” com a atuação dos traficantes. Segundo ele, a PF dará uma resposta o “mais rápido possível” à sociedade e aos familiares das vítimas sobre a prisão dos criminosos.
Fontes afirmou que os traficantes não costumam reagir a prisões e apreensões da Polícia. "É a primeira vez na história da Polícia Federal que isso acontece. Trabalho há mais de cinco anos na Polícia Federal e um confronto desse tipo nunca aconteceu. Foi uma surpresa, mas estamos sujeitos a esse tipo de situação", afirmou Fontes. Segundo ele, a PF realiza buscas a embarcação e aos traficantes envolvidos no tiroteio ocorrido na madrugada de hoje na área do igarapé Boca do Cuia, localizado entre os municípios de Anori (a 195 quilômetros de Manaus) e Anamã a 165 quilômetros da capital. Um efetivo 50 policiais, entre civis, militares e agentes federais tentam localizar os suspeitos com o auxílio de um hidroavião na base da PF no município de Anamã.
De acordo com Fontes, os traficantes entraram em confronto armados com fuzis e metralhadores contra três policiais federais. Dois agentes da PF morreram após troca de tiros com os homens que estavam em uma embarcação tipo “voadeira”. O superintendente informou que o Amazonas integra a rota de tráfico do Caribe, no transporte de entorpecentes para países como os Estados Unidos. O delegado da Polícia Federal também disse que 70% do total de droga entra por via fluvial no Amazonas, pois a Polícia já trabalha em parceria com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) na identificação de pistas de pouso clandestinas.
O Superintendente da PF informou ainda que não há informações sobre a morte dos traficantes e o número de pessoas envolvidas no confronto. Segundo ele, a Polícia Federal dará total apoio aos familiares das vítimas. Os corpos dos dois agentes já foram encaminhados para registro no Instituto Médico Legal (IML). O corpo de Leonardo Matzunaga Yamaguti, lotado em Tabatinga, seguirá para Brasília por volta das 17h. O agente estava há quatro meses no Amazonas participando de treinamentos e operações da PF no Estado. O policial federal Mauro Lobo também foi vítima do confronto no rio Solimões.
O policial federal Charles Nascimento também ficou ferido com um tiro na perna e outro no braço durante a abordagem da madrugada. Ele foi transportado do município de Codajás em um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER) e chegou por volta das 9h50 em Manaus para receber atendimento médico. O policial foi levado para o Hospital João Lúcio e, segundo Fontes, não corre risco de morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário