terça-feira, 9 de novembro de 2010

Conheça o brasileiro que criou o videogame que se joga sem joystick

Uma das tecnologias de maior destaque da Electronic Entertainment Expo (E3) 2010 foi criada por um brasileiro. O Kinect, acessório do console Xbox 360 capaz de captar os movimentos dos jogadores e que dispensa o uso de qualquer joystick, é o mais famoso “filho” do engenheiro Alex Kipman, 31 anos.
Comente esta notícia
Curitibano, ele vive há 14 anos nos EUA, o que não evitou que ele homenageasse uma de suas cidades prediletas ao dar o nome provisório para o produto que depois iria se transformar no Kinect: Projeto Natal.
Na Microsoft, Kipman é diretor de incubação de projetos da divisão Xbox, coordenando pesquisas que buscam trazer novas tecnologias para o console. Ele também ajuda a desenvolver o produto que será o sucessor do Xbox 360 – e que, segundo as previsões mais otimistas, deve chegar ao mercado apenas em 2013. Na semana da apresentação oficial do Kinect nos EUA, Kipman concedeu entrevista ao G1 e ao Fantástico, da TV Globo. Assista à íntegra acima e à reportagem do Fantástico ao lado.
Com o Kinect, conta Kipman, a intenção era levar ao jogador uma experiência mais natural de jogar videogame, dispensando o uso de um controle físico e, dessa forma, atraindo o interesse de mais pessoas para os games.
É um avanço em relação ao Nintendo Wii, considerado revolucionário quando foi lançado em 2006. O videogame criado pela empresa japonesa também utiliza movimentos como comandos, mas não elimina o joystick.
Diferentemente das câmeras convencionais dos consoles e dos PCs, o Kinect utiliza uma tecnologia que consegue mapear o jogador em três dimensões. Assim, o sistema consegue saber onde estão braços, pernas e cabeça do jogador, interpretando os movimentos. Em games de corrida, o jogador só precisa levantar os braços, fazendo de conta que está segurando um volante, para pilotar o veículo; em jogos de dança, é necessário realizar os mesmos movimentos que aparecem na tela.
Além dos movimentos, o Kinect reconhece comandos de voz. No jogo “Kinectimals”, cujo objetivo é interagir com alguns bichinhos virtuais, o jogador utiliza as mãos para fazer carinho e brincar. Além disso, é possível dar comandos de voz como, por exemplo, chamar o bichinho pelo nome para que ele chegue mais perto da tela ou dar algumas ordens para que ele pule.
Os jogadores também poderão comandar o console Xbox 360 com a voz. Falando, será possível iniciar e parar a reprodução de filmes e usar alguns dos aplicativos do videogame, como Twitter e Facebook. A Microsoft Brasil confirmou que o Kinect aceitará comandos em português quando o acessório for lançado no país, no final de novembro.
Nos EUA, o acessório será lançado em 4 de novembro. Até lá, Kipman, que diz não conseguir descrever a sensação de felicidade ao ver as pessoas se divertindo com sua invenção, ficará ajustando os últimos detalhes do aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário