terça-feira, 16 de novembro de 2010

Raio de Sol ganha espaço interativo para pacientes com câncer

16 de novembro de 2010
Portal Amazônia


MANAUS - O Grupo Raio de Sol, realiza amanhã, 17 (quarta-feira), às 9 horas, um coquetel de inauguração da sala de leitura e vídeo para os pacientes em tratamento na Instituição, localizada na Av. Constantino Nery, 4397 – Bloco E, Térreo.

Os equipamentos, como TV, DVD, estantes e brinquedos da sala foram patrocinados pela empresa Wartsila Brasil e as atividades educativas de leitura orientada, contação de histórias, atividades lúdicas serão coordenadas por pedagogos e acadêmicos de pedagogia voluntários.

Atualmente, o Grupo Raio de Sol apóia 450 pacientes com doenças do sangue e seus familiares. Uma média de 100 crianças freqüentam diariamente o HEMOAM para tratamento, durante a visita, a Fundação, pretendemos oferecer o acesso a educação, uma vez que muitos não podem estudar em função das limitações causadas pela doença, como por exemplo, as Leucemias. Mesmo em tratamento é necessário que elas não deixem de aprender.

Voluntários

O Raio de Sol precisa de mais professores voluntários para oferecer oficinas de desenho, leitura e música aos pacientes. Se devido ao tratamento, eles deixam de frequentar a escola, o aprendizado vai até eles, diz a pedagoga voluntária, Ucineide Rocha, que avalia como positivo o trabalho desenvolvido: “Esse é um trabalho bastante significativo do Grupo. Acompanhar essas crianças para não perderem a esperança e o contato com a educação”, disse.

A psicóloga da FHEMOAM, Rosângela Castro, participa do Programa de Humanização e explica que geralmente quando uma criança está doente ela não vai à escola e estudar está associado ao desenvolvimento e ao bem-estar do ser humano, por essa razão acredita-se no resultado positivo do projeto, que contribuirá para um melhor enfrentamento das patologias.

“Levar leitura orientada e de qualidade a esses pequenos, resgata a esperança de um dia voltar à atividade escolar que toda criança tem direito, independente da situação. Esse trabalho já acontece há quatro anos, mas, agora com uma sala e a parceria com acadêmicos de pedagogia, poderemos alcançar um maior número de crianças”.

Na Sala de Leitura, os pequenos se divertem lendo e brincam com a imaginação. No mundo real aprenderão a ser mais felizes.

O Presidente da entidade, João Lima, abre as portas do Grupo para quem desejar ajudar a mudar a história de vida desses pacientes. “Nossas ações ainda são pequenas diante de tantas necessidades, mas a sociedade pode vir contribuir para mudar essa realidade, enfatizou”.

Seja mais um voluntário doando livros, DVDs, entre outros materiais educativos e ajude a fortalecer a auto-estima de pessoas que lutam para ter uma vida mais saudável.

Qualquer pessoa pode contribuir com o Grupo. Para ser voluntário ou colaborador, entre em contato pelos telefones: (92) 3655-0255 ou 9105 3949.

Serviço: Inauguração da Sala de Leitura
Data: 17/10/2010 (quarta-feira)
Horário: 09h30
Local: Fundação HEMOAM, Av. Constantino Nery, 4397 – Bloco E, Térreo.
Informações: (92) 3655-0255 / 9105 3949 (falar com João Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário