Manaus - Equipamentos de fiscalização eletrônica irão multar motoristas que ultrapassarem o sinal vermelho ou que pararem sobre faixas de pedestres em 30 cruzamentos de Manaus. A informação é do Instituto Municipal de Fiscalização e Engenharia de Trânsito (Manaustrans).
Segundo a assessoria de imprensa do instituto, 11 radares já estão com suas estruturas montadas nos seguintes cruzamentos: Avenidas Carvalho Leal com Castelo Branco, André Araújo com Umberto Calderaro (antiga Paraíba), Constantino Nery com João Valério, Álvaro Botelho Maia com Major Gabriel, e em alguns pontos da Max Teixeira, Cosme Ferreira e Noel Nutels.
Ainda não há data definida para os radares começarem a multar, mas o Manaustrans informou que os 30 equipamentos estarão funcionando até o fim do ano.
O instituto justificou que todos os cruzamentos onde os equipamentos serão instalados foram escolhidos após avaliação técnica, que constatou a relação entre os índices de acidentes e o desrespeito ao sinal vermelho no local.
De acordo com o Artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho é uma falta gravíssima, que gera multa de R$ 574, 62 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já parar sobre a faixa de pedestres é uma infração grave e causa multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.
A Prefeitura também vai instalar 30 lombadas eletrônicas que multam motoristas que trafegam nas ruas acima da velocidade permitida. Destas, três já foram instaladas, nas Avenidas Ephigênio Salles, São Jorge e Maceió. Elas foram avaliadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), mas ainda não há previsão de quando começarão a multar. O Manaustrans garantiu que vai divulgar quando os equipamentos estiverem multando com antecedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário