terça-feira, 9 de novembro de 2010

OAB/AM vai apurar denúncia em delegacia de Rio Preto da Eva

MANAUS-  O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (CDH/OAB-AM), Epitácio Almeida, irá ao município do Rio Preto da Eva, acompanhado da equipe da Corregedoria de Segurança Pública, nesta terça-feira (09), para apurar a denúncia de que o preso Edivaldo Lima de Souza levou um tiro na perna dentro da cela, disparado pelo delegado, mesmo estando contido.

A denúncia foi feita na sede da OAB/AM pela mãe do preso, a dona de casa Ana Maria Lima de Souza, 46. Ela também afirma que o filho vem sofrendo de maus tratos e está proibido de receber visitas desde o mês de setembro. Edivaldo esteve preso no Rio Preto da Eva cumprindo pena por homicídio durante um ano e oito meses, quando conseguiu fugir para Manaus. Ao visitar a mãe no Iranduba, no mês de setembro, ele foi preso novamente e transferido para a cadeia de Rio Preto da Eva. Desde então, ele está proibido de receber visitas.

“Tentei visitá-lo várias vezes, mas o delegado nunca autoriza a visita. Fiquei sabendo pelos outros presos que ele levou o tiro na perna. Quando falei com o delegado, ele foi ignorante e me disse que ia pensar se daqui a três meses ele deixaria eu visitar meu filho”, disse.
De acordo com Epitácio Almeida, a denúncia aponta o uso de arbitrariedade por parte do delegado. “Vamos ao local para tomar o depoimento do preso e averiguar a situação”, diz o presidente. Segundo Epitácio, o delegado, cujo o primeiro nome é Zeriel, é um tenente da Polícia Militar que está no cargo de Delegado de Polícia Civil.

Ele confessou que deu um tiro na perna do preso, mas alegou que utilizou bala de borracha. “Independente do tipo de bala, não se pode atirar em alguém que já está contido”, afirma. Após a visita, o procedimento apuratório terá continuidade na OAB-AM, onde após a devida averiguação, será requerida providências de caráter urgente junto a Secretaria de Segurança Pública.

Fonte:

09 de novembro de 2010

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=114615

portalamazonia@redeamazonica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário