domingo, 21 de novembro de 2010

Nomes de políticos ‘batizam’ ruas em bairros de Manaus

Moradores da comunidade Gustavo Nascimento acham que assim conseguem benefícios com mais facilidade.
[ i ]Detalhe da placa da rua que leva o nome do vice-prefeito, Carlos Souza.
Manaus - Moradores da comunidade Gustavo Nascimento, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, decidiram, por conta própria, ‘batizar’ a maioria das ruas do local com nomes de políticos e parentes de políticos na tentativa de obter serviços públicos com maior agilidade. A Lei Federal 6.454/1977 proíbe a atribuição de nome de agente público vivo a bairros ou ruas sob pena de perda do cargo. 

Atualmente, a Prefeitura de Manaus revisa a nomenclatura das ruas da Gustavo Nascimento mesmo contra a vontade dos moradores, que insistem em permanecer com os nomes antigos dos locais. As vias públicas ganharam nomes como, Marcos Rotta (deputado estadual reeleito), Carlos Souza (vice-prefeito de Manaus e deputado federal eleito), José Melo (vice-governador eleito), Omar Aziz (governador reeleito), Alfredo Nascimento (senador), Leo Nascimento (mulher de Alfredo). A comunidade ganhou o nome do filho de Alfredo.

Segundo o presidente da comunidade, Aldemir Freire de Carvalho - que também foi ‘homenageado’ pelos moradores com uma rua que leva o nome dele - a iniciativa de colocar os nomes de políticos e parentes deles partiu dos antigos moradores, os mesmos que fundaram a comunidade em 2001. 

Das 18 ruas da Gustavo Nascimento, 12 levam nomes de políticos e parentes de políticos. A comunidade tem, atualmente, cerca de 4 mil moradores distribuídos em 400 mil metros quadrados, informou Aldemir Freire.

“Na época, eles pensaram que se colocassem nomes de deputados, do prefeito, dos parentes deles, teriam suas necessidades atendidas mais rápido”, declarou o presidente da Gustavo Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário